segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nova Itália vira sobre Estoril e segue em busca do bi da Copa Gazeta


*** Por Edmar Ferreira

Um jogão, digno de receber uma etiqueta da Copa Gazeta Ouro. Assim foi Nova Itália e Estoril ontem no Pradão pela rodada eliminatória da chamada "Libertadores do Amador". Esperava-se mais público até pelo fanatismo das duas torcidas, mas o tempo fechado e o excesso de chuva no dia anterior intimidaram os torcedores.

Mas quem compareceu ao Pradão saiu satisfeito com o que viu. Foi uma partida movimentada, cheia de lances e alternativas. No fim, o atual campeão levou a melhor, fazendo prevalecer toda sua experiência dentro da competição. Mas é bom ressaltar que o 59º caçula da história valorizou demais essa classificação.

Com Rodnei, Mateus Garcia e Negueba entre as novidades, o Estoril começou melhor a partida, fazendo um excelente primeiro tempo. Aos 5 minutos, após falta cobrada por Mateus Garcia, o zagueiro Peruca escorou para fora.

O atual campeão da Terceirona teve um gol anulado aos 6 minutos com Fernandinho, após assistência de Rodney. O lateral estava impedido. Aos 12, começou a aparecer o futebol vistoso de Negueba. Rápido, o ex-atacante do AD Guarulhos fez fila na defesa do Nova Itália, tirou o goleiro Eduardo da jogada e bateu para o gol. Ele só não contava com a recuperação do capitão Nicola, que salvou quase em cima da linha.

Já o atual campeão da Copa Gazeta, que apresentou entre as novidades o lateral Diego, o volante Henrique e o atacante Maicon, demorou 13 minutos para criar sua primeira chance. Diego assistiu Dieguinho pela esquerda e o atacante finalizou na rede pelo lado de fora. Aos 16, na escapada de Maicon pela direita, o cruzamento foi em direção a Dieguinho, que chegou um segundo atrasado.


O primeiro gol do duelo foi do Estoril. Jefferson recebeu pela meia-esquerda e viu a progressão de Negueba no ataque. O passe foi perfeito e o atacante finalizou com estilo: 1 a 0. O futebol do goleador encheu os olhos de Pedro Henrique, presidente da Arte da Bola, que o contratou logo após o jogo para o Independente, para a disputa da Série A-2.

E o Estoril queria mais. Rodney, que disputou a Série B pelo Bragantino e interessa ao Santos, tentou colocar no canto e Eduardo segurou. Na bola parada aos 34, o especialista Mateus Garcia deu trabalho ao arqueiro do Nova Itália, que desviou para escanteio.

O Novinha cresceu nos cinco minutos finais. Aos 40, Maicon quase acertou o ângulo de Ceará com um chute cheio de curva. Já aos 43, o atacante recebeu de Nando e bateu para a defesa de Ceará.
Mas é bom frisar que o Estoril só não foi para o intervalo com 2 a 0 no placar graças a um milagre de Eduardo. Negueba apereceu novamente livre na área, mas o arqueiro evitou, no puro reflexo, mandando para escanteio.

E Negueba estava impossível. Ele passou fácil pela defesa adversária, mas arrematou de pé esquerdo, que não é o seu bom, perdendo grande chance.

O Nova Itália voltou completamente diferente para o segundo tempo. Esse sim era o time que a torcida estava acostumado a ver na Primeirona do Campeonato Amador.


E o empate não demorou a acontecer. No escanteio cobrado por Rafinha, Nicola apareceu entre os zagueiros para conferir de cabeça: 1 a 1. Dois minutos depois, o Estoril perdeu uma chance de ouro. No levantamento de Jefferson da esquerda, Agumon ajeitou de cabeça na segunda trave e Peruca girou livre, mandando por cima do gol. Seus companheiros colocaram a mão na cabeça, não acreditando na oportunidade desperdiçada.


O Nova Itália virou aos 12. Na falta cobrada por Nando pela direita, o goleiro Ceará falhou feito, "catando borboleta" e o oportunista Maicon completou com o gol vazio: 2 a 1.


Mas o Estoril era valente e não se entregava de jeito nenhum. Aos 14, Rodney mandou um tubaço de fora da área, que assustou Eduardo. Aos 28, na cobrança de escanteio de Mateus Garcia, Negueba, sozinho na pequena área, mergulhou e mandou por cima, inacreditavelmente.

O campeão da Terceirona fazia uma grande partida e enfrentava o rival de igual para igual. De falta aos 30 minutos, Mateus Garcia acertou o travessão.

A situação do Nova Itália ficou delicada aos 36 minutos com a expulsão de Cleisivan, que entrou forte em Nani. E olha que o volante tinha acabado de entrar na partida. Para recompor o setor, o técnico Reginaldo Savogim colocou Baiano e logo em seu primeiro lance, falta duríssima em Macedo, ex-São Paulo, que merecia até o cartão vermelho.

Nos minutos finais a pressão aumentou e Jé Rivaben, artilheiro da Terceirona, bateu colocado para uma boa intervenção de Eduardo. Com a defesa escancarada, o Estoril ficou passivo aos contra-ataques do Nova Itália.

Em um deles aos 41 minutos, o excesso de preciosismo atrapalhou PC, que poderia ter liquidado a fatura. O Novinha se segurou até o fim e venceu por 2 a 1. Nas semifinais, enfrentará o Seringueira Brasil.

Ficha Técnica

Nova Itália 2 x 1 Estoril

Gols - Negueba aos 23 do 1º tempo (ES); Nicola aos 5 e Maicon aos 12 do 2º tempo
Local - Pradão
Árbitro - Luciano Zaccarias
Auxiliares - José Carlos Oliveira e Gustavo Guirau
Nova Itália - Eduardo; Rafinha, Eliezer, Nicola e Diego; Henrique, Baldo (Cleisivan) e Nando (Baiano); Dieguinho (Colômbia), Maicon (Marcelo) e PC. Técnico - Reginaldo Savogim.
Estoril - Ceará; Fernandinho, Agumon, Peruca e Rafael (Nany); Rodney, Mizael (Jé Rivaben), Jefferson e Mateus Garcoa; Duda (Macedo) e Negueba. Técnico - Betão.
Ocorrências - cartão vermelho para Cleisivan (NOV) e amarelos para Rafinha, Nicola, Henrique, Cleisivan, Baiano e Maicon (NOV); Agumon, Mateus Garcia e Rafael (ES). 

Fotos - Guê Lucato

Nenhum comentário:

Postar um comentário