segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Seringueira Brasil defende tabu contra o Nova Itália hoje

*** Por Edmar Ferreira

Serão conhecidos nesta manhã os finalistas da 29ª Copa Gazeta. Abílio Pedro e Santa Cruz se enfrentam às 10h15, no Pradão, enquanto Nova Itália e Seringueira Brasil medem forças no mesmo horário no CT Pinóquio. As duas partidas terão a cobertura total da Rádio Educadora 1020 AM, com Edmar Ferreira, César Roberto, Tatinha Casagrande, João Vitor Fedato, João Valdir de Moraes e Naldo Dias.

O Seringueira Brasil defenderá um tabu nesta manhã. O time do presidente Zé Nikkey, aniversariante da semana, nunca perdeu para o Nova Itália na história da chamada "Libertadores do Amador". São quatro confrontos, com três vitórias e um empate.

O primeiro duelo entre os dois aconteceu em 23/11/2008, pela fase de classificação. Empate por 2 a 2, com gols de Digão e Léo para o Seringueira, Vinícius e Rafinha para o Novinha. Na mesma edição, os times decidiram o título no Pradão e o representante de Iracemápolis levou a melhor, vencendo por 1 a 0, gol de Léo.

Em 25/11/2012, nova vitória do Seringueira, desta vez por 3 a 1, gols de Walker, Cleber e Érico. Perna descontou. Já o último confronto foi registrado em 01/12/2013, com outra vitória do Seringueira. Placar de 3 a 2, gols de Faísca (2) e Caínho. Jacobassi e Thiaguinho marcaram para o Nova Itália.

O Seringueira, que disputa sua sétima Copa Gazeta, está em busca do terceiro título, uma vez que ganhou em 2008 em cima do Nova Itália e em 2010 sobre o CRA.

Nono colocado do ranking, o time de Zé Nikkey goleou o Ibirapuera no domingo passado por 4 a 0, no CT Pinóquio, com direito a um show do atacante Joãozinho, ex-Independente e que disputou a última Copa Paulista pelo Rio Branco de Americana. Foram dois gols do clone do atacante Willian, do Cruzeiro.

O Nova Itália tem o mesmo número de participações de seu adversário de hoje, porém com um título a menos. Presidido por Rodrigo Cerchiari, o Novinha é o atual campeão. Na edição passada, derrotou o Grêmio Bela Vista, nos pênaltis, por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Dono de uma torcida apaixonada, o Nova Itália é o 15º colocado do ranking da Copa Gazeta. No domingo passado, sofreu para eliminar o Estoril, no Pradão, por 2 a 1. O caçula saiu na frente com Negueba. A virada veio na etapa complementar com Nicola e Maicon.

No Pradão

No Pradão, Abílio Pedro e Santa Cruz decidem uma vaga na finalíssima. Por ser o atual campeão amador, o time do presidente Guina entrou direto nesta fase. Já o time da Vila Queiroz, quinto colocado no Amador, precisou eliminar o Centro Rural, quarto colocado, por 3 a 2, em partida realizada no Sindicato dos Papeleiros. Rodrigo Hote, Júlio César e Ricardo marcaram os gols da classificação do "papa-títulos".

Além de ser o maior campeão com sete conquistas, o Santa Cruz é também o time com o maior número de jogos na história da Copa Gazeta. O time da Vila Queiroz, cujo presidente é Francisco Aparecido Pereira, o popular "Chicão", completa hoje 100 jogos.

Em 25 participações na chamada "Libertadores do Amador", o Santa Cruz tem o retrospecto de 99 jogos, com 40 vitórias, 38 empates e 21 derrotas. Seu ataque marcou 179 gols e sua defesa sofreu 132, saldo de 47. Keké e Vítor Hugo dividem a artilharia histórica da equipe com 10 gols cada um.

O Santa Cruz venceu as edições de 1992 em cima do Ypiranga (3 x 2), de 1994 sobre o Cruzeiro (4 x 3 nos pênaltis), de 2003 em cima do Grotta (2 x 1), de 2004 diante do Mixto Tabajara (4 x 3 nos pênaltis) e seguidamente em 2005, 2006 e 2007 em cima de América (4 x 1) e Az de Ouro duas vezes (2 x 1 e 2 x 0).

O Abílio Pedro busca seu primeiro título na competição. É apenas a sua terceira participação no torneio. Em 2012 como caçula, foi vice-campeão, perdendo a final para o Centro Rural por 4 a 1. Naquele ano, venceu o Santa Cruz por 3 a 1, gols de Tadeu (2) e Freicon. Foi o único confronto entre os adversários desta manhã na história.

No ano seguinte, o Abílio Pedro foi eliminado na primeira fase, após dois empates e uma derrota. Foi suspenso por um ano em razão de incidentes com sua torcida, mas esse ano volta mais organizado e carregando o favoritismo por ter conquistado o Campeonato Amador em cima do Seringueira Brasil.

Sub-9 e Sub-11 também têm jogos semifinais hoje

Pela Copa Gazeta Sub-9, a Escola do Lê enfrenta o Tié Sports, às 8h30, no CT Pinóquio. O time comandado por Valdomiro Donizeth Batista venceu seus três jogos até aqui: 5 x 0 (Show de Bola), 2 x 1 (Grêmio) e 6 x 1 (Corinthians). Os 13 gols foram divididos curiosamente entre três jogadores apenas: Gabriel Toshio (5), Henrico (4) e Thiago Silva (4).

O Tié Sports chega a esta fase com o retrospecto de duas vitórias e uma derrota. O único tropeço foi para o Chute Inicial por 4 a 0. Já os resultados positivos foram diante de Atlético/PR (2 x 1, gols de Duzinho e Lucas Maranho) e CME/Iracemápolis (3 x 1, gols de Mateus (2) e Kevin). 

No Pradão, Chute Inicial e Grêmio disputam uma vaga na finalíssima. O Tricolor avançou para esta fase ao derrotar o Show de Bola por 1 a 0, no domingo passado, gol de Juninho. Na estreia, havia derrotado o Corinthians por 3 a 0, gols de Eduardo, Juninho e Diego. A única derrota foi para a Escola do Lê por 2 a 1.

O Chute Inicial chega embalado com 100% de aproveitamento, vencendo os três jogos que disputou: 3 x 0 no CME/Iracemápolis, gols de Gustavo (2) e Pedro Landgraf; 4 x 0 diante do Tié Sports, gols de Gabriel Baitz (3) e Davi e novamente 4 x 0, desta vez frente ao Atlético/PR na última rodada, gols de Gabriel Baitz (2), Gugu e Gustavo Oliveira.

No ano passado, o Corinthians foi o campeão ao vencer o Gran São João, nos pênaltis, por 5 a 3, após empate sem gols no tempo normal, em partida disputada no Limeira FC.

Aliás, a edição passada registrou a segunda melhor média de gols, com 2,93. Foram 44 gols em 15 jogos. A melhor continua sendo de 2011, com 55 gols em 16 jogos, média de 3,43. Este ano foram 40 gols em 12 jogos até agora, média de 3,33.

No ano passado os artilheiros foram Gustavo e Dudu, ambos do Corinthians, com 5 gols. Vinícius, também do Corinthians, foi o goleiro menos vazado, não tendo sofrido nenhum gol. Bruninho, do Corinthians, foi escolhido o melhor jogador do torneio, enquanto Pedro, do Gran São João, ganhou o troféu de revelação.

Curiosamente, são cinco campeões diferentes, ou seja, nenhum bi. Já levantaram o caneco: CME/Iracemápolis, Metalúrgicos, Escola do Lê, Chute Inicial e Corinthians.

Sub-11

Serão conhecidos nesta manhã os finalistas da 18ª edição da Copa Gazeta Sub-11.

Às 9h10, no Pradão, o Inter/RS encara a Escola do Lê. O Colorado chega com 100% de aproveitamento, após vencer curiosamente seus três jogos por 4 a 1, diante de Tié Sports (gols de Gustavinho, Yuri, Felipinho e Vinícius), Chute Inicial (gols de Nathan (2), João Pedro e Yuri) e Show de Bola (gols de Chaylon (2), Matias e Yuri).

A Escola do Lê por sua vez, venceu seus dois jogos iniciais diante de Gran São João por 3 a 0, gols de Kevin, Felipe e Balotelli e frente ao Corinthians por 3 a 0, gols de Gabriel, Carlos Manoel e Felipe Veiga. Porém, perdeu na última rodada para o Poderoso Timão por 1 a 0. O resultado lhe tirou a liderança do grupo.

A Escola do Lê pode ser tetracampeã esse ano, uma vez que conquistou os títulos de 2012, 2013 e 2014. No ano passado a vitória na final foi em cima do Cruzeiro, com uma vitória por 2 a 0.

O Metalúrgicos ainda é o maior ganhador do torneio, com seis conquistas. Paulistano, Escola Elias e CME/Iracemápolis foram campeões duas vezes, enquanto Evolução e CF Limeira completam a galeria dos campeões.

Também às 9h10, no Pradão, duelo caseiro entre Poderoso Timão e Chute Inicial. Ou seja, de qualquer forma uma das escolinhas do Corinthians decidirá o título.

O Chute Inicial se classificou para a semifinal ao derrotar o Tié Sports por 1 a 0, gol de Luiz Felipe. Nas duas primeiras rodadas, venceu o Show de Bola por 3 a 0 (gols de Cauê, Luiz Felipe e Diogo) e perdeu para o Inter/RS por 4 a 1.

O Poderoso Timão por sua vez, vem cheio de moral após derrotar a forte Escola do Lê por 1 a 0, no Pradão, gol de Pedrinho cobrando pênalti. Na estreia, o alvinegro empatou com o Corinthians por 1 a 1 (gol de Barhum) e na rodada seguinte bateu o Gran São João por 2 a 0, dois gols de Paulinho. 

No ano passado foi registrada a menor média de gols da história da categoria. Foram apenas 33 gols em 15 jogos, média de 2,20. Neste ano, até agora, foram marcados 32 gols em 12 jogos, média de 2,66.

No ano passado o artilheiro foi Alisson, da Escola do Lê, com três gols. Jonatas, da mesma escolinha, foi o goleiro menos vazado, com dois gols sofridos. Gabriel, do Cruzeiro, foi eleito o melhor jogador do torneio, enquanto Gabriel Leal, seu companheiro de time, ganhou como revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário