segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Abílio Pedro e Seringueira Brasil decidem a Copa Gazeta

*** Por Edmar Ferreira

Um duelo de titãs. Abílio Pedro e Seringueira Brasil, as duas melhores equipes do futebol amador de 2015, decidem hoje a Copa Gazeta Ouro. A partida está marcada para as 10h15, no Pradão, com entrada franca e transmissão pelos 1020 AM da Rádio Educadora, com Edmar Ferreira, César Roberto, João Vitor Fedato e Tatinha Casagrande.

O Esporte Clube Abílio Pedro pode fechar a temporada com chave de ouro. Campeão amador deste ano, justamente em cima do Seringueira, o time do presidente Agnaldo Pereira da Silva, o Guina, busca seu primeiro título na chamada Libertadores do Amador.

Essa é apenas a terceira participação do Abílio Pedro na competição. Em 2012, como caçula, decidiu o título com o Centro Rural, mas acabou sendo goleado por 4 a 1.

No ano seguinte, foi eliminado na primeira fase, após perder novamente para o Centro Rural (2 x 1) e empatar seguidamente com Tanquinho e Rio Negro, ambos por 1 a 1. Em razão de incidentes com sua torcida, foi punido e suspenso por um ano.

Mas com o título do Amadorzão, o time vermelho e branco retornou em grande estilo, entrando direto nas semifinais. No domingo passado, no Pradão, o time do técnico Braz precisou das penalidades máximas para eliminar o Santa Cruz, maior campeão do torneio com sete conquistas. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Abílio converteu todas as suas cobranças e venceu por 8 a 7.

O Abílio Pedro, que foi fundado em 2000, manteve praticamente a formação que faturou o Amadorzão. Uma das exceções é o bom meia Bruno Sá, ex-Inter de Limeira, que jogou pelo Juventude a temporada.

Jogadores experientes como Churrasquinho, Fernandão, Betinho, Tokinho, Maikinho, Alex, Gilberto, Zoínho, Beto, entre outros, são acostumados com a Copa Gazeta.

Seringueira

O Seringueira Brasil busca seu terceiro título de Copa Gazeta. O experiente Carneiro, do Ibirapuera, foi perfeito quando comentou em uma de suas entrevistas à Gazeta de Limeira, que todos os anos ninguém aponta o representante de Iracemápolis como favorito, mas ele sempre chega.

No Campeonato Amador, o time do presidente José Antônio Fustaíno, o Zé Nikkey, chegou a derrotar o Abílio Pedro no segundo jogo da final por 2 a 1, no Pradão, mas perdeu o título pela derrota no jogo de ida por 3 a 1.

Se o Seringueira já era forte, ficou ainda mais com a chegada do rápido Joãozinho, campeão da Segundona de 2011 pelo Independente e que disputou a última Copa Paulista pelo Rio Branco de Americana. O clone do goleador Willian, do Cruzeiro, é o artilheiro isolado com 4 gols.

Fundado em 01/05/2000, o Seringueira disputa sua sétima Copa Gazeta. Depois de ficar ausente no ano passado, retornou para o torneio após o vice no Amador.

Em 2007, como caçula da Copa Gazeta, foi eliminado na primeira fase após derrota para o Santa Cruz por 1 a 0. No ano seguinte, Dino Sani, hoje técnico do time, brilhou e ao lado do artilheiro Léo, ajudou o Seringueira a conquistar seu primeiro título, com a vitória sobre o Nova Itália por 1 a 0, gol de Léo.

Após esse título, o Seringueira passou a ser considerado uma das forças do futebol amador. De desconhecido a muito respeitado, afinal de contas, ganhar a Copa Gazeta lhe deu muito status.

E o Seringueira pegou gosto pela "Libertadores do Amador" e faturou seu segundo título dois anos depois. Novamente com Dino Sani inspirado (foram 6 gols), o time de Iracemápolis derrotou o CRA na final. Mas foi sofrido. Depois de um empate sem gols no tempo normal, vitória nos pênaltis.

Curiosamente, o Seringueira foi eliminado seguidamente em três semifinais. Em 2011, caiu diante do Centro Rural (2 x 0). Em 2012, perdeu a classificação nos pênaltis para o Santa Cruz, após empate sem gols no tempo normal. Já em 2013, foi goleado pelo Centro Rural por 5 a 1.

Neste ano, a classificação para a final veio com a vitória sobre o Nova Itália por 4 a 3, no CT Pinóquio. Na primeira rodada, goleada inapelável sobre o Ibirapuera por 4 a 0.

Moto

Em parceria com a Roque Imóveis, uma moto Honda Fan KS 125 será sorteada entre os presentes. Para concorrer, basta retirar um número logo na entrada do estádio.

Mas ao contrário dos últimos anos, quando o número premiado era divulgado no intervalo da decisão da categoria amadora, neste ano o sorteio será realizado logo após a final entre Abílio Pedro e Seringueira Brasil. Ou seja, antes da premiação para os melhores.

Além da moto, os torcedores concorrerão a outros prêmios, em especial camisas oficiais de seus clubes do coração. Como tradicionalmente acontece nas finais, mais de mil camisetas serão atiradas para a torcida. Bolas oficiais também serão chutadas para o público.

Mas é bom frisar que se o portador do número que dá direito a moto não estiver presente ao Pradão, perderá o prêmio. Se isso acontecer, o veículo será sorteado no mês de janeiro, durante um programa especial da Segunda Esportiva na TV Jornal. E um detalhe, o ganhador terá que ser assinante da Gazeta de Limeira.

Seringueira Brasil na Copa Gazeta:

2007:
2 x 2 Rio Negro
0 x 1 Santa Cruz
3 x 2 América

2008:
2 x 1 Santa Rosa
1 x 2 Central
2 x 2 Nova Itália
1 x 0 Santa Cruz
1 x 0 Nova Itália

2010:
4 x 3 Estudantes
1 x 2 CRA
1 x 1 Santa Cruz
2 x 1 América
0 x 0 CRA

2011:
0 x 1 Reunidos
3 x 0 Estudantes
4 x 2 São Lourenço
0 x 2 Centro Rural

2012:
3 x 2 Ibirapuera
2 x 4 Estudantes
3 x 1 Nova Itália
0 x 0 Santa Cruz

2013:
1 x 1 Belinha Ometto
2 x 1 Guerreiros do Sul
3 x 2 Nova Itália
1 x 5 Centro Rural

2015:
4 x 0 Ibirapuera
4 x 3 Nova Itália

*** São 27 jogos, com 14 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Seu ataque marcou 50 gols e sua defesa sofreu 41, saldo de 9.

*** Seus 50 gols estão divididos entre: Dino Sani (11), Léo (5), Duda (4), Faísca (4), Joãozinho (4), Júlio César (3), Clebinho (2), Americano (2), Caínho (2), Toninho (1), Marquinhos Bruxo (1), Ricardo (1), Digão (1), Gilberto (1), PC (1), Bruno Morales (1), Izaías (1), Diogo (1), Walker (1), Érico (1), Felipe Honorato (1) e Erick (1)

Abílio Pedro na Copa Gazeta:

2012:
1 x 1 Santo Antônio
3 x 0 Centro Rural
3 x 1 Santa Cruz
1 x 1 Estudantes
1 x 4 Centro Rural

2013:
1 x 2 Centro Rural
1 x 1 Tanquinho
1 x 1 Rio Negro

2015:
1 x 1 Santa Cruz

*** São 9 jogos, com 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Seu ataque marcou 13 gols e sua defesa sofreu 12, saldo de 1.

*** Seus 13 gols estão divididos entre: Freicon (3), Tadeu (3), Baiano de Cordeiro (2), Mateus Garcia (2), Jé (1), Fernando (1) e Tokinho (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário