segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Depois do Amador, Abílio Pedro conquista também a Copa Gazeta


*** Por Edmar Ferreira

A família Abílio Pedro está em festa. Com a vitória sobre o Seringueira Brasil por 1 a 0, ontem no Pradão, o time do presidente Guina levantou pela primeira vez o troféu de campeão da Copa Gazeta Ouro, título mais cobiçado do futebol amador de Limeira.

Mas não foi nada fácil, como já era previsto. Novamente o adversário da final foi o representante de Iracemápolis, do presidente Zé Nikkey. Na decisão do último Campeonato Amador, cada time venceu um jogo. O Abílio foi o campeão por vencer por 3 a 1 o jogo de ida no CT Pinóquio e perder a volta por 2 a 1, no Pradão.

Ontem o equilíbrio foi a grande tônica do jogo. Os times se respeitaram demais e pareciam até com medo um do outro. O principal assunto antes do jogo era: "como parar Joãozinho".



O ex-atacante do Independente e do Rio Branco, conseguiu uma liberação do Taubaté e veio para a final. Sendo assim, o técnico Braz armou uma tática para conter o artilheiro do torneio com 4 gols. Juninho o acompanhava em todos os setores do campo, enquanto Tokinho dava cobertura. Além disso, Betinho e Bruno Sá, destaques do jogo anterior contra o Santa Cruz, foram guardados para o segundo tempo. Com isso, o experiente Gilberto ganhou a chance de começar o duelo.



Bicampeão do torneio - ganhou os canecos de 2008 em cima do Nova Itália e 2010 sobre o CRA -, o Seringueira começou melhor. Aos 8 minutos, Maciel recebeu de Joãozinho e cruzou para Léo, que estava livre na segunda trave. Porém, o goleiro Chicão, atento, interceptou.

Aos 11 minutos, após tabela envolvente no ataque, a bola sobrou para o atacante Alex, que tentou de puxeta, sem sucesso. Fazia tempo que o goleador não passava uma Copa Gazeta em branco.

Aos 15 minutos, Churrasquinho aproveitou uma sobra na entrada da área e bateu com curva para fora. O lateral arriscou um novo arremate do mesmo local dois minutos depois e desta vez levou perigo.


Empurrado por sua fanática torcida, o Abílio Pedro começou a criar boas oportunidades. Em uma delas aos 19 minutos, Alex serviu Tokinho pela direita e o chute cruzado foi espalmado por Nando.
Na bola parada aos 20 minutos, Cleitinho encobriu a barreira e a bola passou raspando o travessão. O goleiro esperava pela cobrança de Joãozinho, especialista daquele local - fez inclusive um dos gols do título do Independente na Segundona de 2011 contra o Capivariano.


Na melhor chance do Seringueira Brasil aos 23 minutos, Joãozinho recebeu de Cleitinho e ficou no mano a mano com Fernandão na área. O atacante fintou seu marcador e tentou colocar de bico no canto. Defesa difícil de Chicão.


A resposta do Abílio Pedro veio aos 30, com Juninho. O volante bateu cruzado e Nando mandou para escanteio. O jogo era aberto, bonito de se ver. Aos 32, na escapada de Caínho pela esquerda, o cruzamento passou por toda extensão da área e em seguida, Cleitinho finalizou da entrada da área, por cima do gol.

O atacante Léo, herói do Seringueira Kahel na conquista de 2008, teve apenas duas chances em todo jogo. Na primeira delas aos 36 minutos, bateu sobre o gol e na segunda, chutou cruzado para fora.

As emoções estavam reservadas para o segundo tempo. Aos 15 minutos o gol do título. Juninho viu que Cleitinho estava caído no gramado após dividida, mas não jogou a bola para fora. Sem respeitar o Fair Play, o volante avançou livre pela direita e cruzou rasteiro para o gol de Tokinho: 1 a 0.


Imediatamente os jogadores do Seringueira foram tirar satisfação com Juninho e o clima esquentou.
O Abílio Pedro por pouco não ampliou no minuto seguinte, quando Cebola serviu Bruno Sá, que apenas aparou para o chute de Alex, na rede pelo lado de fora.

O Seringueira Brasil ficou nervoso após o gol sofrido e se perdeu em campo. Aos 22 minutos, a situação do time de Iracemápolis ficou ainda mais complicada, quando o zagueiro Zé Carlos entrou forte em Alex no meio de campo. Como já tinha recebido o cartão amarelo anteriormente, foi corretamente expulso pelo árbitro Júnior Lima dos Santos.


Com dez, Dino Sani precisou desmontar seu meio de campo para recompor o setor. Aos poucos, Caínho, Cleitinho e Léo foram sendo substituídos, tirando toda a criatividade do time. Apenas Chocolate entrou muito bem no jogo, mas jogava isolado pelo setor esquerdo, sem a ajuda de um companheiro de frente.

Aos 31 minutos, Churrasquinho tocou para Bruno Sá, que disparou um "tubaço" para fora. Enquanto isso na defesa, Chicão garantia o título, com defesas providenciais, como nas duas finalizações seguidas do lateral Zóio.


Nos acréscimos, com o Seringueira Brasil praticamente entregue em campo, Cebola puxou um contra-ataque com extrema liberdade. O meia levantou para Jordan na área e este tocou para Tokinho. O chute do capitão foi longe do gol, desperdiçando a chance de ampliar e liquidar a fatura.

Joãozinho bem que tentou resolver sozinho nos minutos finais, porém o zagueiro Rafael foi um gigante, impedindo os avanços do velocista. Foi um dos grandes nomes do Abílio na partida. Fim de jogo no Pradão e festa do Abílio Pedro, que entra para o seleto grupo dos campeões da "Libertadores do Amador".


Festa em especial para o meia Maikinho, bicampeão da Copa Gazeta (ganhou em 2013 com o Tanquinho) e que garantiu a tríplice coroa em 2015, pois ganhou o Amador com o Abílio Pedro e o Campeonato Municipal de Futsal da 1ª Divisão com o H2S.

Ficha Técnica

Abílio Pedro 1 x 0 Seringueira Brasil

Gol - Tokinho aos 15 minutos do 2º tempo (AP)
Local - Pradão
Árbitro - Júnior Lima dos Santos
Auxiliares - Renato Hansen e José Carlos dos Santos
Abílio Pedro - Chicão; Churrasquinho, Ronei (Thiaguinho), Fernandão e Zóio (Betinho); Rafael, Juninho, Tokinho e Maikinho (Bruno Sá); Gilberto (Cebola) e Alex (Jordan). Técnico - Braz.
Seringueira Brasil - Nando; Zóio, Zé Carlos, Renan e Maciel (Rodolfo); Cesinha, Rafael Bocão, Caínho (Chocolate) e Cleitinho (Biel); Léo (Erick) e Joãozinho. Técnico - Dino Sani.

PREMIAÇÕES:

1) Eduardo Lucato Neto e Bruno Sá (Abílio Pedro) - revelação
2) Edmar Ferreira e Tokinho (Abílio Pedro) - craque
3) Deputado Miguel Lombardi e Joãozinho (Seringueira) - artilheiro com 4 gols
4) Antonino Martins e Chicão (Abílio Pedro) - menos vazado com 1 gol
5) Wilson da Realen e Renan (Seringueira) - capitão do vice-campeão
6) Prefeito Paulo Hadich e o capitão Tokinho (Abílio Pedro)




Fotos - JB Anthero e Eduardo Lucato Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário